Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Games e educação sob a perspectiva da neurociência

Games e educação sob a perspectiva da neurociência

30 mai 2017
3 min
Post modificado em:
1/4/2023

- Alguém conhece o personagem que está na tela?

(Quatro pessoas levantam a mão)

- “Se nós estivéssemos em uma sala de jovens entre 14 e 20 anos, todos levantariam a mão. Esta imagem é famosa, bem famosa. Esse personagem é o personagem principal do jogo Assassin's Creed ou Credo dos Assasinos”.

Foi assim que a neurocientista Carla Tieppo iniciou a palestra intitulada “Neurociência e tecnologias que facilitam e aceleram a aprendizagem” no Bett Brasil Educar. Ela conta que, a partir de uma experiência pessoal, decidiu estudar o papel dos games na aprendizagem. O filho, de 19 anos, é um jogador assíduo do Assassin's Creed. Certa vez, preocupada pelo caso de um garoto paulistano que assassinou os pais - ação para a qual foi atribuída influência do game -, a especialista decidiu investigar o jogo.

“O que eu descobri quando eu investiguei o Assassin's Creed? Que tinha uma história de liberdade, de posicionamento, de cultura e que existiam sei lá eu quantos professores de história nesse país tentando ensinar essas mesmas coisas com discursos intermináveis e livros enfadonhos e o conteúdo estava ao alcance de qualquer professor que perguntasse para os seus alunos ‘o que é esse Assasin's Creed’?.” A especialista conta que, por meio do jogo, o filho adquiriu, por exemplo, conhecimentos sobre a história do renascimento, das cruzadas e até da religião nos séculos 15, 16 e 17.

“A tecnologia a serviço da educação é mais do que simplesmente softwares que podem vir a ser empregados como um processo de aceleração de aprendizagem. Isso existe também, mas a tecnologia a serviço da educação significa nós usarmos os investimentos altíssimos feitos em games para falar sobre aquilo que a gente acha que eles precisam saber. E existe jogo para tudo, existe jogo até para discutir comportamento cidadão”, relata Carla Tieppo.

Games: são violentos?

Do ponto de vista da especialista, jogos classificados como de violência têm o mesmo efeito, por exemplo, da música ‘Atirei o pau no gato’ - que recentemente foi alvo de críticas por supostamente incentivar maus tratos aos animais. “Vamos rever a letra: criança atira o pau no gato, porém o gato não morre, dona Chica admira-se, ele dá um berro e eu tenho a chance de descobrir que se eu atirar um pau no gato, ele pode sofrer. Se eu não 'atiro o pau no gato' eu não aprendo que eu não posso, eu não tenho experiência”.

Tieppo defende que a música, em vez de incentivar, pode inibir a criança a, "atirar o pau no gato" e, segundo ela, é mais eficiente do que dizer para ela simplesmente não fazê-lo. "Criança não aprende com o negativo, o que você nega para ela dá a ideia" .Então, melhor do que uma proibição, a simulação de uma situação como essa pode gerar um aprendizado, de modo que a criança entenda as consequência das ações, sem gerar a violência no mundo real.

O mesmo acontece com os games. “Isso chama-se modelagem e a tecnologia é a melhor ferramenta para a modelagem”. A especialista defende a tecnologia servindo como instrumento de modelagem, simulação e possibilidades. O professor precisa se adaptar e aprender a usar essas tecnologias ao seu favor para garantir que a sala de aula seja um lugar prazeroso.

Imerso na narrativa

Outro ponto importante contido na essência dos games, que pode ser usado em favor da aprendizagem é a narrativa ou storytelling. Melhor do que fatos narrados de uma forma cronológica e padrão, a narrativa permite que a criança vivencie uma história. “O storytelling nunca começa com o 'histórico do descobrimento', porque isso não dá ibope para ninguém”.

Em vez disso, que tal oferecer aos alunos uma dinâmica baseada na jornada do herói? Segundo Tieppo, a tecnologia e a simulação facilitam muito essa dinâmica. É importante que os alunos fiquem imersos ao ponto de criarem suas próprias perguntas, somente assim, eles aprenderão e absorverão as informações das respostas. Mas para isso, precisam estar integrados a uma narrativa.

Leia também: Com recursos digitais, jovens aprendem a gostar de ler

A necessidade da inovação

É importante também que os educadores fiquem atentos à tecnologia de realidade aumentada, que segundo a neurocientista, transformará a educação com uma vivência simulada que, cada vez mais, ficará parecida com a experiência real. “Eu vejo em muitas escolas uma aversão à tecnologia, porque dá medo de que a tecnologia tire os nossos empregos. Professores, vocês não são computadores de inteligência artificial, vocês são pessoas e isso nunca será substituído”, diz Tieppo. “O que a gente pode fazer com computação cognitiva, big data, inteligência artificial e outras tecnologias? Deixar aquele comportamento que é robotizado em nós para as máquinas fazerem”.

A educadora também chama atenção para os processos de gamificação. “A gamificação gera a chamada motivação extrínseca (eu faço porque eu tenho uma recompensa), mas quanto maior o nível de motivação extrínseca menor o nível de motivação intrínseca (fazer porque eu gosto)”, diz Tieppo. Ela afirma que um mundo gamificado pode gerar a redução de engajamento, por isso, é preciso saber como fazê-lo, mantendo alto nível de motivação intrínseca, pelo prazer de saber.

EBOOK ROSSANDRO KLINJEY
Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
download de material ebook competências socioemocionais

Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Você pode gostar também

Educação

Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

Preparamos esse post para que você conheça e se inspire em diversas plataformas digitais e nos melhores momentos da trajetória escolar para utilizá-las!

Continuar
Educação

Biblioteca escolar: dicas para digitalizar na sua escola

Já pensou em trazer mais tecnologia para sua biblioteca escolar? Que tal conferir nosso artigo sobre como digitalizar a da sua escola.

Continuar