Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
BNCC nos currículos escolares: dicas de como aplicar

BNCC nos currículos escolares: dicas de como aplicar

7 de junho de 2021
8 minutos
Post modificado em:
13/9/2022

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de habilidades essenciais e progressivas para cada segmento escolar. Por isso, ela deve servir como norteador dos currículos das escolas públicas e privadas do país. As diferentes áreas do conhecimento trabalhadas na Educação Básica têm definidas as competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da escolaridade.

Portanto, a BNCC é um documento que deve servir de guia para a elaboração dos diferentes currículos. Além disso, as especificidades de cada região e escola devem também ser respeitadas. No seu texto de Introdução o documento afirma que "(...) os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos" (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).

Para implementar a BNCC nas escolas, gestores têm investido tempo do planejamento com suas equipes no estudo das competências gerais e específicas de cada área. Desse modo,  garantem que as escolhas didáticas, os materiais pedagógicos, as metodologias e avaliações proponham o desenvolvimento de estudantes competentes e capazes de construírem uma sociedade justa, democrática e ética.

Pretendemos aqui apresentar como tem sido a implementação da BNCC em duas escolas parceiras: uma rede particular no Rio de Janeiro, e a rede pública estadual do RS.

Projetos, Concursos e Campanhas na implementação da BNCC

O Colégio Miraflores, escola particular do Rio de Janeiro, trabalha com os segmentos da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental e já adotava o trabalho com projetos. Com isso, levavam os alunos da primeira infância a se questionarem e experimentarem dentro da rotina pedagógica. Com a demanda de implementação das normas previstas na BNCC,  esses projetos inovadores foram atrelados aos campos de experiência propostos no documento:

  • o eu, o outro, e o nós;
  • corpo gestos e movimentos;
  • traços, sons, cores e formas;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Para o Ensino Fundamental, o planejamento prioriza o "respeito à individualidade de cada aluno e há a preocupação em articular experiências previamente vividas na Educação Infantil", ressalta Jane Lima, diretora pedagógica da escola. Ela frisa ainda a importância de sistematizar conhecimentos, propondo reflexão sobre si e sobre o mundo, direcionada para as dez competências gerais da BNCC. Além disso, o planejamento deve ser  articulado com as habilidades de cada área do conhecimento.

Para planejar essas ações, os gestores e educadores investem em Projetos Interdisciplinares, Campanhas Solidárias e concursos de Produção Textual, entre outras iniciativas. Com isso, os alunos são desafiados de modo prático e contextualizado. Jane explica que a BNCC reforçou o convite para que a escola continue sendo um espaço de novas ofertas e oportunidades para as crianças.

Baixe nosso guia gratuito: Gestão Educacional e a BNCC!

Formação de professores e ampliação do letramento digital

A Rede Estadual do Rio Grande do Sul também investe no planejamento do currículo e formação de professores para a implementação da BNCC. Letícia Grigoletto, diretora do Departamento Pedagógico da SEDUC, nos explicou que a pandemia acelerou as tomadas de decisão sobre a flexibilização do currículo e das propostas pedagógicas. As ações feitas tiveram como foco a implementação do modelo híbrido, para que todos pudessem continuar com acesso às aulas e materiais.

Assim, iniciativas de formação da equipe docente, aquisição de novas redes de internet e equipamentos foram os focos da Secretaria de Educação do RS. Para dar conta da implementação da BNCC e ainda em um estado de escola remota, foi preciso formar os professores, fazer um diagnóstico de maturidade digital da equipe docente e estudantes, formação em letramento e fluência digital para que pudessem "lidar com a coexistência do digital e do físico".

Os documentos oficiais como o Referencial Curricular Gaúcho e a BNCC pautaram as mudanças. O exercício feito pelos docentes e gestores foi selecionar as habilidades essenciais para 2020 e 2021. Por fim, Letícia realça que para a implementação da BNCC o  foco deve estar na formação de professores, e que as ações macro com o currículo, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar têm que ser coerentes e afinadas entre si.

Para saber mais:

Para exemplificar algumas possibilidades, trouxemos em post anterior aqui em nosso blog, um artigo em que apresentamos as propostas da BNCC, sobre a Educação Integral e o Novo Ensino Médio. Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo, com os exemplos reais da aplicação da BNCC nas escolas!

guia definitivo da gestão escolar
Guia prático

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Um conteúdo gratuito com muitas dicas práticas e materiais exclusivos para a gestão escolar se manter atualizada e preparada para o ano letivo.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da gestão escolar

Guia prático

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Um conteúdo gratuito com muitas dicas práticas e materiais exclusivos para a gestão escolar se manter atualizada e preparada para o ano letivo.

Você pode gostar também

Educação

Como será o Novo Ensino Médio? Tudo o que você precisa saber

Reunimos neste post as principais informações sobre o Novo Ensino Médio e tudo o que você precisa saber sobre as mudanças.

Continuar
Educação

A nova rotina da escola com o Novo Ensino Médio

Confira o artigo escrito pelo especialista em Novo Ensino Médio Eduardo Deschamps, abordando como ficará o dia a dia da escola com a adoção do novo currículo.

Continuar